Logon

Busca de
Desaparecidos

Nome

Desenvolvido e mantido por

Mães da Sé na Mídia

IG

Brasileiros criam capinhas de celular para encontrar crianças desaparecidas

Data da Reportagem - 07/07/2014

​​​​Em prol da ONG Mães da Sé, Ben, 24, e Marcos, 26, enfrentaram a recusa de agências e pagaram do bolso o The Selfind Project, que teve adesão de famosos como Preta Gil e Angélica

Em uma época em que todo mundo quer tirar a sua selfie no espelho e postar no Instagram, Ben Araujo, 24, e Marcos Müller, 26, viram neste narcisismo uma chance de ajudar os outros. Sem a ajuda de qualquer agência de publicidade, os dois criativos fizeram o The Selfind Project, uma espécie de versão moderna das caixinhas de leite com fotos de pessoas desaparecidas. Em vez dos vasilhames de papel, a parte de trás das capinhas de smartphones se tornaram plataforma para disseminar o rosto de crianças perdidas. Lançada no Dia das Mães, a ação feita como trabalho solidário para a ONG Mães da Sé engajou celebridades brasileiras como Preta Gil, Fernanda Lima e Angélica, e ganha uma segunda fase neste mês. “Quando você divulga a imagem de uma criança, você aumenta muito a chance de ela ser encontrada. Quando descobrimos isto, nós ficamos mais motivado”, fala Ben em entrevista ao iG​

No dia 11 de maio, famosos postaram fotos no espelho usando, no celular, a imagem de uma criança desaparecida, junto com os dados e o contato da organização não governamental, pedindo informações sobre o paradeiro dessas pessoas. A ação atraiu mais de 17 milhões de seguidores para o perfil da organização em menos de 10 horas. “Foram cerca de 10 milhões de pessoas impactadas”, conta o criativo. Além disso, as selfies receberam aproximadamente 480 mil curtidas e mais de 15 mil compartilhamentos.​

A segunda fase é marcada pela abertura de uma loja virtual onde qualquer um pode comprar, por R$ 25, uma capinha e ajudar a divulgar o rosto de uma criança perdida. “A gente recebeu muito feedback, muita gente querendo participar também”, conta Ben. E o The Selfind Project também ganhou uma aliada importante: a apresentadora Cris Flores. “Enquanto estávamos montando esta nova parte, ela nos ligou dizendo que gostaria de estar no projeto, foi quando oferecemos a ela o posto de embaixadora”, afirma o publicitário. Mas, até se tornar um sucesso, a ideia passou por poucas e boas.​​

No fim do ano passado, Ben e Marcos estudavam juntos em uma escola de criativos quando o dicionário Oxford apontou “selfie” como a palavra de 2013. Eles perceberam que, junto com o sucesso do Instagram, esta mania tinha muito potencial midiático. “Via que as pessoas usavam capinhas de marcas sem pretensão nenhuma, mas acabavam fazendo propaganda. Foi quando começamos a juntar as coisas”, explica o jovem, se referindo aos auto-retratos feitos em espelhos. “A gente decidiu adquirir este espaço para fazer algo legal”.​

11 3337 3331 ou 11 99826 3991
MaesdaSe@Globo.com

Horário de atendimento
das 10h as 17h - 2ª a 6ª

Apoios

 

Rua Padre Mariano Ronchi, 705 - Vila Pereira Cerca - Pirituba - SP/SP - CEP 02932-000
CEP 01010-001 - Centro - SP

Mães da Sé © Todos os Direitos Reservados - 2019